NUTRIÇÃO – PORQUE A ALIMENTAÇÃO E O SEDENTARISMO NA ADOLESCÊNCIA ACARRETAM UM OBESIDADE INFANTO-JUVENIL?

Todos os jovens necessitam de uma alimentação saudável e equilibrada, tanto em quantidades como em qualidade.

E na fase da adolescência principalmente. Porque é nesta fase que ocorre mudanças hormonais onde o corpo se prepara para vida adulta, á um estirão deestatura, oscilações de peso.

A maioria dos adolescentes infelizmente tem uma alimentação muito ruim, as qualidades dos alimentos ingeridos são péssima, com um déficit de energia, nutrientes, vitaminas, minerais; eles tendem a omitir refeições; além de consumir com certa freqüência fast-foods, batata frita, hambúrgueres, cachorro quente, coxinha, pastel, balas, bolachas recheadas, chocolates refrigerantes e doces em geral.

Possuem hábito de se alimentar assistindo televisão, em frente ao computador onde acabam comendo com presa e sua mastigação não é adequada os alimentos são engolidos praticamente pedaços inteiros.

Sem contar que a preferência dos alimentos consumidos por adolescentes aumentam ainda mais os riscos de uma obesidade, diabetes, triglicérides e colesterol; por consumirem muitos alimentos ricos em gorduras, açúcares, massas, alimentos altamente calóricos.

Na grande maioria esses adolescentes não praticam se quer algum tipo de atividade física, passam a maior parte do tempo assistindo televisão, no computador, jogando vídeos games.

É importante ressaltar que uma alimentação totalmente inadequada e a falta de atividade física levam cada vez mais os ricos de doenças na vida adulta e que o sedentarismo está diretamente relacionado com a obesidade infanto juvenil.

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OBESIDADE INFANTIL PREDISPÕE À INSULINA NÃO PERFEITA, DIABETES TIPO2 E RESISTÊNCIA INSULINA.TAMBÉM AUMENTA O RISCO DE INÍCIO NA IDADE ADULTA APRESENTAR OBESIDADE E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

Parece uma fofura um bebe com peso acima do padrão normal, apesar de termos consciência de que os padrões de medidas têm pequenas margens de erros, mas nunca se esqueça que é o principio de uma série de disfunções orgânicas e metabólicas que irão perdurar praticamente por toda a existência do bebê, incluíndo a fase adulta.  Para você acompanhar melhor, daremos a metodologia para poder estar vigilante com os riscos que evolutivamente irão acontecer caso você não tome providências, e use o bom senso o mais precoce possível, embora existam fatores genéticos e neonatais que interferem . Calculado o peso em (kg), dividido pela altura em (m2), o IMC, facilita você deduzir o tamanho do corpo de seu filho e em poder ser quantificado e confiável, desde que o ambiente técnico e cientifico tenham padrões de excelência profissional.

Bolachas recheadas, salgadinhos industrializados e refrigerantes em geral são inimigos da boa alimentação, devido ao alto índice de gordura e de açúcar que esses produtos contêm são alimentos muito consumidos pelas crianças e que podem levar à síndrome metabólica e, no futuro, a problemas cardiovasculares”orienta o endocrinologista. A prática de atividade física na infância constitui-se um importante fator de proteção contra o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade infantil  (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, intra-torácica, visceral, central, perda de peso, emagrecer, diabetes).

A orientação e educação alimentar são de extrema importância para a criança que pratica atividade física. Uma alimentação adequada garante que a quantidade de energia e nutrientes são suficientes para alcançar as necessidades de crescimento e manutenção de tecidos da criança e para o bom desempenho de suas atividades físicas e intelectuais.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologia

CRM: 20611Dra. Henriqueta V.Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM:28930

 

Como Saber mais:

1.Como controlar nossas crianças com a alimentação?

http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

2.Obesidade é considerada uma epidemia mundial?
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

3.Porque as industrias alimentícias usam gordura trans nos alimentos sendo que é tão prejudicial á saúde?
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Nutri-E7-E3o

Referência Bibliográficas:

1.Division de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo
Childrens Hospital Los Angeles, Los Angeles, Califórnia,
E.U.A.
2. Instituto de Investigação 2Saban, Los Angeles, Califórnia,
E.U.A.
3.Department de Pediatria da Faculdade de Medicina de Keck,
Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles,
California, E.U.A.
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ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: PESO SAUDÁVEL EM CRIANÇAS E JOVENS, EVITANDO O SOBREPESO E A OBESIDADE.

Como pai, você quer que seus filhos sejam mais saudáveis? Eles podem ser. Ajudar os seus filhos ser fisicamente ativo e comer alimentos nutritivos são tudo em sua mente. Mas nos últimos anos, você pode ter ficado preocupado com relatos de crianças com sobrepeso e obesidade. As taxas de obesidade entre crianças e jovens de 2-17 estão aumentando. Em 1979, 3% das crianças e jovens eram obesos. 

Em 2004, 8% ou uma estimativa de 500.000 eram obesos. Um adicional 18% de crianças canadenses e jovens estão com sobrepeso. Estas estatísticas tomadas em conjunto resultam em mais de um quarto – ou 26% – das crianças e jovens DAS AMÉRICAS sendo excesso de peso ou obesos. Mesmo que as crianças com excesso de peso pode parecer bem alimentados, eles poderiam ser subnutridas. Um estudo canadense descobriu que, apesar de crianças obesas ao comer uma dieta de alto teor calórico, eles não estavam recebendo quantidade suficiente de cálcio, magnésio, vitaminas D e E. Estudos mostram que crianças que são adultos. A obesidade é um fator de risco para doença cardíaca e derrame, e um universo de doenças orgânicas e metabólicas.

Se o seu filho está comendo muitos alimentos pouco saudáveis, que são pobres em nutrientes e ricos em calorias, como donuts, batatas fritas, batatas fritas, doces e pop, e fazendo muito pouca atividade física, e você está preocupado com seu peso, você pode querer falar com seu endocrinologista para aconselhamento médico.

Inatividade também contribui para problemas de peso. Crianças e jovens precisam ser fisicamente ativo 60 a 90 minutos por dia, na maioria dos dias da semana, para se manter saudável. O que você pode fazer; Hábitos saudáveis, incluindo atividade física regular e alimentação saudável que começar em casa em uma idade nova e continuar ao longo da vida, são importantes para atingir e manter um peso saudável. Entre as idades de 6 e 12, as crianças aprendem a tomar decisões e começar a fazer escolhas mais própria. Eles estão desenvolvendo hábitos alimentares e atitudes que podem levar com eles para o resto de suas vidas. Pressão dos pares influencia crianças e jovens de todas as idades e é particularmente forte nos primeiros anos da adolescência.

Nesse meio tempo, você, como um pai, desempenham um papel importante em ajudar os seus filhos se manter saudável. Você pode querer: Incentive seus filhos a comer três refeições bem balanceadas por dia em horários regulares. Escolha um alimento de cada um dos quatro grupos alimentares: 1) legumes e frutas; 2) grãos; 3) de carne e alternativas; 4) produtos lácteos – de acordo com o Guia de Saúde Alimentar do Canadá para uma Alimentação Saudável.

Fornecê-los com pelo menos cinco porções de vegetais e fruta por dia. Cinco porções pode ter esta aparência: uma pequena maçã, metade de uma banana, um punhado de cenouras baby, uma pequena tigela de ervilhas e um talo de brócolis. Oferecer-lhes água, menor teor de gordura do leite (1% ou 2%) e sucos de fruta 100% em vez de pipocas e outras bebidas açucaradas. Sirva fruta fresca, e alimentos com baixo teor de gordura iogurte depois da escola e nos fins de semana, em vez de alto teor de gordura, alimentos de alto teor calórico, tais como snack batata frita e donuts. Incentivar o jogo ao ar livre , natação, Limitando seu tempo de tela na frente dos computadores, videogames e TV. Ajudar as crianças a obter prazer de ser ativo, incentivando-os a escolher as atividades que eles amam – como dança, basquete, futebol, natação, patinação, ciclismo, pular corda. Agendar passeios familiares que são ativos, tais como uma pista de caminhada do parque ou nadar na piscina.

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Dr. João Santos Caio Jr
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Como Saber Mais:
1.Um alto teor de gordura e uma alta energia densa dietas e sedentarismo são características que estão associadas fortemente com a expansão global da obesidade, sobrepeso… 
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2. Mesmo uma redução do peso corporal inicial em 10% já está trazendo benefícios para a saúde mensuráveis, portanto leve a sério só voce será beneficiado (a)… 
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com/ 

3. A termogenese nada mais é que a queima do excesso de gordura, através de exercicios fisicos com dietas adequadas, processos temperantes de nutrição… 
http://esteatosehepatica.blogspot.com 

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Referências Bibliográficas:

British Journal of Diabetes e Doença Vascular. 2011; 11 (2) :55-61. © 2011 Sage Publications, Inc.,Robert Hegele, Universidade de Western Ontário, no Canadá, Rabbani N, (Universidade de Warwick, Reino Unido); L Godfrey, Xue M, et al. Glicação das LDL pelo aumento metilglioxal aterogenicidade arterial. Um colaborador do possível aumento do risco de doenças cardiovasculares na diabetes. Diabetes 2011; DOI: 10.2337/db11-0085; Godfrey L, M Xue , Shaheen F, M Geoffrion, R Milne, Thornaley PJ.

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ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESOS INFANTO JUVENIL, ADOLESCENTES, INFLUENCIA SOBRE O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO .

Crescimento durante a infância é conhecido por ser um tempo de mudanças rápidas na composição corporal, no entanto, tem havido poucos estudos longitudinais, que analisou mudanças nas específicas compartimentos de gordura durante o processo de crescimento. O estudo da mudança de vários compartimentos de gordura é importante porque ajuda a elucidar a dinâmica do crescimento em crianças e como as mudanças na composição corporal podem estar relacionados com os resultados de saúde. Isto é especialmente importante para o crescimento da gordura visceral, que pode contribuir para o risco de doenças metabólicas. A gordura visceral (ou seja, intra-abdominal do tecido adiposo) e gordura subcutânea abdominal são dois compartimentos discretos de gordura que têm sido estudadas em associação com os resultados de saúde. 

Estudos anteriores sugerem que diferentes tipos de tecido adiposo pode estar relacionada com diferentes fatores de risco da diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares e que essas relações surgem no início da vida. Em crianças, a gordura visceral tem se mostrado positivamente relacionados a uma ampla gama de indicadores de saúde, incluindo colesterol total, colesterol de baixa densidade da lipoproteína, triacilglicerol, áreas de insulina após um teste oral de glicose, a secreção de insulina basal, e secreção de insulina estimulada. 

Além disso, a gordura visceral parece ter uma relação negativa com a sensibilidade à insulina e lipoproteína de alta densidade colesterol. Além disso, a gordura subcutânea abdominal tem sido associada com aumento da concentração de insulina basal e 2 horas em meninas afro americanas, afro brasileiras, e outros países com as mesmas características em geral, e maior área sob a curva de insulina em meninas afro americanas, afro brasileiras, e outros países com as mesmas características em geral.

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Como Saber Mais:
1. O excesso de peso em crianças é um problema significativo de saúde pública global?
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2. Cerca de 10% das crianças em idade escolar, e mais de 22 milhões de crianças menores de 5 anos, estima-se que tenham sobrepeso ou já são obesas?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. Estes resultados causam preocupação porque os alimentos anunciados são tipicamente a antítese das recomendações dietéticas?
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Referências Bibliográficas:
Terry T.-K. Huang , Maria S. Johnson , Reinaldo Figueroa-Colon , James H. Dwyer e Michael I. Goran Departamento de Medicina Preventiva, Instituto de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Research, University of Southern California, Los Angeles, Califórnia-GR & D Medical Affairs, Mead Johnson, vansville, Indiana.

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